Público | P3: Crónica: Table & Friends: Vamos jantar?

table_friends_vamos_jantar

© STEPHANIE KILGAST/FLICKR

Nesta plataforma podes escolher o restaurante que pretendes, com desconto, convidar os teus amigos, estes serem informados. Tudo gerido online.

Organizar um jantar com os amigos pode ser um “drama”: pensar no local, conciliar agendas, telefonar – ou usar outro meio de comunicação -, confirmar tudo e, algumas vezes, levar com um “balde de água fria” – sim, isto pode acontecer.

Já pensou em reunir dez amigos e ter um jantar de cinco? – são coisas que acontecem mais frequentemente do que julga.

Soluções? Sim, claro que existem: Table & Friends (T&F) – e não me diga que, ainda, não conhece; pronto, ainda vai a tempo, ora vejamos: Uma plataforma em que pode escolher o restaurante que pretende, com desconto, convidar os seus amigos, estes serem informados, a reserva é feita, tudo gerido online, para “levar os amigos offline” – segundo André Lopes, CEO do T&F.

Achei a ideia tão interessante que fui investigar, e conversar com o mentor deste projeto, que para além de uma pessoa interessante, explicou-me como funciona esta “máquina”.

Se inicialmente a ideia eram os jantares temáticos, tendo-se alargado aos jantares com convidados especiais, em que numa amena cavaqueira era possível fazer networking e ficar a conhecer um pouco mais sobre estas figuras, eis que é agora que o meu problema, o do André Lopes, e o de qualquer pessoa ficar resolvido.

Porquê? Simples, porque agora existe o formato “O teu próprio jantar de grupo” – digam lá que a ideia não vos parece soberba? A mim parece: idealizar, convidar, reservar, tudo à distância de um clique: fabuloso – ah, sim, e o objetivo é juntarmo-nos todos à mesa – nada de virtualidades -, conversarmos, estarmos entre amigos e passarmos uma excelente noite, tudo sem as tropelias que cada um de nós já passou, e que poderiam dar longas histórias.

Para meu espanto, descobri que existem repetentes – será que ficamos viciados nestes jantares? – , tal é o ambiente intimista e prazeroso com que somos comtemplados, com todo o requinte associado, é claro – creio que também eu vou ficar viciado, mas considero-o um bom vício; sim, porque vivemos numa sociedade que nos afasta, tanto uns dos outros, que reunir os amigos, ou conhecer alguém com quem possamos passar um serão diferente é, certamente, uma mais valia.

Pensava que gerir esta plataforma seria algo relativamente simples, mas desde estabelecer as parcerias, pensar nas temáticas, efetuar os convites – para os jantares temáticos, desenvolver toda a plataforma, aplicações e afins, tarefas realizadas por uma pequena equipa de 8 (oito) – sim, ouviu bem – pessoas, com afinco, jovens e empreendedores, nos presenteiam com esta forma diferente de conviver – e que convívio.

E se pensa que esta plataforma fica por Portugal, está totalmente engando, é que a equipa já tem parcerias noutros países, tal como Espanha, Itália, entre outros, e o objetivo é ir além fronteiras, além continentes. Estes “rapazes” devem estar loucos, ou então não, são empreendedores natos que querem chegar aos Estados Unidos da América e até ao Reino Unido.

Nas palavras de André Lopes: “Se tens uma ideia, como eu tinha em 2011, junta-te aos fóruns de empreendedorismo” – que é como quem diz: vai á luta! Bem, creio que isto diz tudo, ou quase; sim, é verdade, há que aceder ao sítio, testar, e voltar a testar – sim, porque vai ficar viciado – e comprovar todo o profissionalismo desta excelente equipa.

Claro que os meus jantares com amigos jamais serão os mesmos, para melhor, tal como os seus – porque vai desafiar-se e testar esta plataforma, tenho a certeza.

Como definir o T&F, ora vejamos: para além de inovador, totalmente português, diferenciador, prático, cuidado, viciante, uma forma de networking, de passar excelentes serões, ter como mentores jovens empreendedores, é um exemplo a seguir por todos aqueles que têm uma ideia – persigam os “sonhos”, é que podem tornar-se realidade.

Já agora: vemo-nos no próximo evento T&F? Até lá.

Fonte: Texto de Pedro Pinto • 05/08/2013 – 12:17 @ Público | P3

Anúncios